Máquinas são produções humanas que podem até funcionar sem as mãos do homem, mas sempre vão necessitar dela para continuarem em ação.
Se é necessário cuidar de equipamentos motores e eletrônicos que utilizamos no dia, como carros, motocicletas, computadores, e até aparelhos móveis, imagine então de maquinários de alta potência que, normalmente, funcionam ininterruptamente?
Estamos falando das máquinas industriais, que atuam dia e noite para produzir insumos, matéria-prima e demais produtos necessários para a subsistência humana.
Por isso, eles precisam de uma atenção ainda maior. Especialmente, com o planejamento que deve ser pensado com muito rigor, uma vez que se essas máquinas param, a produção também para, e isso implica em perdas financeiras.
Assim, nada mais natural que se realize uma manutenção preventiva das máquinas com o intuito de evitar falhas e erros. Neste artigo, vamos conversar mais sobre ela e sua importância.
O que é manutenção
O funcionamento ininterrupto de máquinas em uma linha de produção industrial, normalmente, gera um desgaste natural nos equipamentos.
E, para evitar que esse trabalho seja interrompido de forma definitiva, o ideal é que se planeje ações de manutenção .
Manutenção Preventiva
Manutenção preventiva é aquela revisão, controle e acompanhamento que a empresa faz, periodicamente, para evitar que alguma falha no equipamento force a parada da produção.
Claro que é um processo trabalhoso e custoso, já que, para realizar essa manutenção será necessário interromper a produção por algum tempo.
Ainda assim, ela é imprescindível para que o funcionamento das máquinas seja o mais eficiente e prolongado possível.
Por esse motivo é ainda mais importante planejar com muita precisão para não ter que ficar sem produzir por mais horas do que o necessário.
Tipos de manutenção preventiva em equipamentos industriais
Existem três tipos de revisão programáveis que devem ser feitas. Elas, geralmente, vêm do fabricante do maquinário e precisam ser respeitadas. São elas.
- Manutenção por tempo
- Por uso
- Manutenção por tempo e uso
A manutenção por tempo se estabelece sob orientação do fabricante e, como o nome já diz, sinaliza de quanto em quanto tempo o equipamento precisará de revisão.
A manutenção por uso da mesma forma segue uma lógica de quanto maior o tempo de uso, mais vezes, ela precisará ser reparada para que a máquina não cometa erros inesperados.
A terceira opção, alia os dois tópicos anteriores e indica que quanto maior o tempo de uso e de fabricação, mais frequentes devem ser as manutenções.
A manutenção Preditiva caminha muito próxima da Preventiva, porque indica, por meio da inspeção, onde estão as possibilidades de falha, quais peças sofreram mais desgaste, para que ocorra a reparação na etapa posterior. Até porque, nem todas as falhas são visíveis.
Vantagens da manutenção preventiva em equipamentos industriais:
- Vida útil da máquina prolongada
- Maior eficiência no atendimento
- Capacidade de produção alargada
- Menor probabilidade de falha ou erro
- Menor impacto de erro na produção
- Conhecer marcas para compra de equipamentos novos
As desvantagens passam, geralmente, pelo prejuízo financeiro tanto na parada da produção, quanto no custo do serviço.
Mas, considerando o custo- benefício, podemos usar aquele ditado popular para deixar claro que : prevenir é melhor que remediar, e remediar pode trazer um prejuízo muito maior, de todos os lados. Sendo assim, o conselho é: aposte na prevenção.
Gostou desse conteúdo? Você pode encontrar muito mais no nosso site!