BIM (Building Information Modeling) é uma metodologia usada para criar modelos virtuais das obras em fase de projeto.
Essa metodologia permite que os projetos sejam executados com maior produtividade, menor margem de erros, redução no desperdício de materiais, além de reduzir os gastos em até 20%.
O BIM possibilita que os engenheiros e profissionais envolvidos no projeto trabalhem de forma integrada em um modelo central tridimensional, como um tipo de “canteiro de obras”, no qual esses profissionais irão atuar no modelo e gerenciar todas as etapas da obra.
A filosofia da Engenharia Integrada é desenvolver, ao mesmo tempo, várias fases do produto, através de uma eficiente coordenação interdisciplinar, com intuito de reduzir o tempo e custo de produção.
No setor de edificações, significa gerar e desenvolver diversificados projetos paralelamente, além de antecipar e resolver as possíveis interferências que seriam encontradas na etapa de execução de obra.
Devido a essa filosofia de paralelismo e integração para criar os produtos, foi que promoveu boa parte do sucesso no processo de desenvolvimento de novos produtos da indústria da engenharia.
O desenvolvimento paralelo em diferentes etapas do projeto permite uma economia de tempo na evolução dele, e possibilita o lançamento de novos produtos em um tempo mais curto, principalmente na fase de execução da obra.
Esse recurso se difere da gestão tradicional nas fases de produção de projetos – conhecida também como gestão sequencial – na qual os problemas do processo do projeto são postergados para as fases seguintes. Logo, são gerados retrabalhos, pois essas etapas costumam ser mais complexas para encontrar soluções com a mesma eficiência.
Objetivo da Engenharia integrada
A engenharia integrada tem como objetivo permitir a entrega de novos empreendimentos em tempo menor que o tradicional.
Dessa forma, são buscadas pela empresa maior competitividade e agilidade na produção de projetos. Além de uma flexibilidade produtiva, que permite o atendimento de novas demandas com mais agilidade.
Vantagens
As principais vantagens expostas por algumas empresas que fazem o uso da Engenharia Integrada é a redução de custo do empreendimento geral, principalmente porque diminui as incertezas obtidas no processo do projeto. É caracterizada fundamentalmente pelo maior tempo dedicado na produção de projeto e planejamento e redução do tempo e custos na etapa de execução da obra.
Além disso, nota-se que na maior parte das decisões realizadas com a Engenharia Integrada, os resultados são percebidos logo nos primeiros meses, principalmente quando na fase de execução do projeto, uma vez que todas as incongruências que seriam encontradas na obra foram tratadas de maneira interdisciplinar no modelo BIM.
De outro modo, na gestão tradicional, todos os processos são mais lentos. Quando na etapa de projeto, existem várias versões que muitas vezes “escapam” de uma perfeita compatibilização.
Ou seja, a qualidade do empreendimento deve ser buscada desde os primeiros passos, e enquanto o projeto ainda está no papel, para que, ao decorrer do processo, não sejam necessárias modificações cruciais e dispendiosas na execução da obra.
Características da Engenharia Integrada
- Desenvolvimento em conjunto de diversas disciplinas de projeto do empreendimento;
- Foco no instante da concepção do produto e valorização do projeto;
- Utilização de processos eficazes para desenvolver os projetos;
- Formação de equipes multidisciplinares e coordenadas para seguir o projeto de forma eficiente e precisa.
Principais benefícios da Engenharia Integrada
- Redução de custo global do empreendimento;
- Redução no cronograma;
- Ampliação da qualidade dos empreendimentos;
- Retorno financeiro do investimento mais rápido, pois tem maior competitividade.
Gostou desse conteúdo? Em nosso blog você pode conferir alguns dos nossos cases de sucesso!
Para maiores informações sobre os nossos serviços, entre em contato através de nossos canais de atendimento na região norte e nordeste.