Gerenciar um negócio exige dedicação, atenção, conhecimento técnico e diversas competências administrativas que farão toda a diferença no sucesso do seu comércio. Ou seja: em um posto de combustívelé um problema se atentar apenas para a qualidade do produto e negligenciar o atendimento que está sendo oferecido. Além disso, não adianta possuir um bom controle financeiro, se não existe nenhum planejamento estratégico visando o crescimento do estabelecimento que você comanda. Os fatores aqui citados podem se distanciar no conjunto de ações que os executam, entretanto, eles se convergem em um ponto específico: a gestão no posto de combustível.
É por esse e outros fatores que preparamos neste artigo, diversas dicas que vão ajudar você, gestor, a aperfeiçoar o seu exercício profissional e desempenhar uma melhor administração. Faça uma boa leitura!
O que é gestão?
A gestão nada mais é que uma nova roupagem para o conceito de administração. É uma atividade que tem por objetivo fomentar a participação e estimular certas habilidades dos funcionários.
O foco na questão gerencial sempre é um processo que envolve diversas áreas do conhecimento e que perpassa por critérios mais humanos do que administrativos.
Aqui, o gestor vai agir direcionando seus funcionários pelo melhor caminho possível, extraindo deles suas melhores habilidades, a fim de obter um melhor crescimento para a corporação.
Os segredos da gestão de um posto de combustível
Agora que você já conhece um pouco do conceito de gestão, é muito importante que se defina os pilares principais que vão fazer diferença no seu posto. Confira nossas sugestões!
Planejamento
Independente do porte ou segmento de atuação, toda empresa precisa de um planejamento. É muito importante compreender todos os processos que envolvem a gestão do seu posto de combustível. Por isso, conheça as metas financeiras, os objetivos e os potenciais desafios que podem dificultar seu empreendimento.
Jamais tome decisões baseadas em palpites ou achismos! Se permita observar toda a dinâmica de funcionamento do seu estabelecimento e trace os principais pontos que devem ser melhorados.
Planeje adequadamente e evite muitas dores de cabeça, afinal, você não quer dificultar as coisas não é mesmo?
Inovação
Vivemos dentro de uma sociedade em que a concorrência é grande e possuir habilidades inovadoras é que trará destaque para o seu negócio. Gerenciar um posto de combustível deve sempre te levar a questionar sobre os concorrentes e suas estratégias para ter um diferencial.
Portanto, use sua criatividade e inove! Busque criar soluções que reduzam custos e resolvam possíveis imprevistos que venham a surgir no processo de funcionamento do seu posto!
Gestão ambiental
Gerenciar um posto de combustível também envolve questões relacionadas ao meio ambiente. Portanto, para uma gestão eficiente e uma menor possibilidade de riscos ambientais, é importante estabelecer medidas de qualidade que promovam a redução de danos ao solo e da água por meio da contaminação de substâncias.
Finanças e contabilidade
Além de todos os fatores citados, é muito relevante que o gestor se preocupe com a saúde financeira e com o controle contábil do posto de combustível que ele administra. Assim, faz toda a diferença se você conhece e domina as questões financeiras e burocráticas do estabelecimento que está sob sua direção. Busque sempre identificar as melhores oportunidades de investimento e retenção de gastos, além de procurar estar em dia com toda a burocracia e pagamento de impostos.
Com todas essas dicas, ficou muito mais fácil compreender o processo de gestão de um posto de combustível, né? Então, se você é um gestor de postos e está com dificuldades no ramo, a Tática Engenharia é a solução!
Somos uma organização que trabalha com construção civil há mais de 25 anos e além disso, prezamos sempre pela segurança das pessoas e das instalações que realizamos. Possuímos destaque no mercado pois somos capacitados na construção e manutenção do seu negócio! Para mais informações, clique aqui!