A sua equipe de frentista é o elo entre os clientes e a sua empresa. Isso indica um pouco de quão importante esses colaboradores são para o sucesso do seu negócio. Por isso, e pela necessidade de manter esse time de frente motivado, conheça dicas fundamentais para motivar sua equipe de frentistas!
- Qual a importância de motivar a sua equipe de frentistas?
- 3 formas de motivar a sua equipe de frentistas
Qual a importância de motivar a sua equipe de frentistas?
O principal motivo de motivar uma equipe de frentistas é sobre as mudanças que essa motivação gera em toda a empresa. Sabe-se que uma equipe motivada trabalha melhor e portanto, um trabalho de boa qualidade sempre renderá bons frutos.
Além disso, colaboradores como os frentistas carregam muita responsabilidade. A motivação pode estar alinhada com a qualificação, bem como a capacitação desses profissionais para reduzir a rotatividade e melhorar a rotina do estabelecimento.
Um ponto bastante conhecido que demonstra a importância da motivação da sua equipe de frentistas é a qualidade do atendimento ao cliente. É inevitável que o profissional atenda de forma ideal se ele estiver devidamente motivado e o bom atendimento é um diferencial no mercado, seja qual for o segmento que a empresa segue.
É possível notar isso na maneira que o colaborador sinaliza, como ele se porta, como ele aborda o cliente, como executa, oferece serviços e por fim, como ele se despede do cliente.
Consequentemente, isso nos leva à fidelização dos clientes, que é outro elemento fundamental sobre a motivação. Os serviços da sua empresa combinados com a forma que ele é prestado pela equipe de frentistas pode ser um agente promotor dessa fidelização.
À vista disso, saiba agora o que fazer para iniciar esse processo de motivação. Continue a leitura!
3 formas de motivar a sua equipe de frentistas
Já vimos como a motivação pode ser um diferencial no seu negócio. Veja a seguir como colocar isso em prática!
Invista em capacitação
Existem alguns eventos que qualificam os colaboradores, e que além disso, transformam um pouco a rotina de trabalho. Workshops e palestras são alguns desses exemplos. Além de capacitar a sua equipe de frentistas, eles geram uma boa expectativa, interesse e promovem conhecimento. Com isso, certamente, o profissional passa a se sentir mais preparado e motivado para as suas funções.
Envolva a equipe com oferta de benefícios extras e parcerias
O trabalho de frentista pode ser cansativo, e até muito expositivo. A motivação não só é bem-vinda como também necessária nesses casos. Por isso, ofereça algo palpável para que a sua equipe continue a encontrar motivos para continuar o trabalho e fazê-lo ainda melhor. Dentre os benefícios e parcerias, você pode oferecer remuneração extra, um bom plano de saúde, parcerias para obter desconto em restaurantes, mercados, academia e farmácias e muito mais.
Faça uma gestão aberta
A gestão aberta evita fofocas, curiosidades desnecessárias e animosidades. Sendo assim, faça sempre reuniões periódicas com todos os colaboradores e fale abertamente o que eles estão fazendo e o que eles podem alcançar. Saber que é útil e demonstrar objetivos é sempre um bom agente motivador para uma equipe.
E aí, curtiu nosso conteúdo sobre motivação da equipe de frentistas? Então cadastre-se em nossa News e confira mais das nossas sugestões sobre o tema!