Categorias
Uncategorized

Concreto armado para obras industriais: tudo que você precisa saber

O uso concreto armado para obras industriais se tornou tão fundamental quanto o uso do produto para construções civis. Em ambas as situações você pode perceber esse tipo de concreto sendo escolhido com um dos principais materiais para as obras.

Isso indica que os donos dos estabelecimentos e os responsáveis pelas obras estão cada vez mais conscientes de que o concreto armado entrega resistência, qualidade, durabilidade e economia para qualquer obra.

Sendo assim, esse é o momento de você descobrir mais sobre esse produto para considerar as vantagens de investir nele em suas futuras obras industriais. 

Preparado? Então é só acompanhar a leitura do artigo e os tópicos a seguir!

  • Por que utilizar o concreto armado para obras industriais?
  • Quais são as vantagens do uso do concreto armado para a sua obra industrial?

Por que utilizar o concreto armado para obras industriais?

A sua composição é um dos fatores que faz do concreto armado uma opção ideal para grandes construções, especialmente aquelas voltadas à infraestrutura de um local, isto é, a base dele. 

Seguindo essa linha, devemos entender o conceito dos concretos armados, de acordo com a norma NBR 6118/2014, que diz que são “aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura, e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência”. 

Em outras palavras, ele é composto de uma mistura de elementos como pedregulho e areia, seixos rolados, pedras britadeiras e outros agregados graúdos, água, minerais, cimento, cal e demais aditivos como fibras, retardadores, corantes, acelerados e etc. Tudo isso unido a uma armadura metálica feita de barras de aço.

Bem, a essa altura você já entendeu que se trata de uma estrutura forte e unificada. Uma versão específica de concreto que auxilia no fortalecimento da estrutura da obra. 

Mas o que faz do uso dela algo ideal para a obra do seu estabelecimento?

Bem, o concreto armado para obras industriais significa resistência contra compressão. A sua solidez faz com que o piso seja capaz de suportar grandes estruturas mesmo se houver poucas vigas e pilastras. Assim sendo, o reforço dado pelas armaduras é útil por dois motivos essenciais. Primeiramente, ele ajuda no controle de fissuras e, segundo, ao isolar o pavimento de outras armações fixas, o reforço possibilita a transferência de cargas mais pesadas nas placas de piso do concreto armado.

Como você deve saber, isso é indispensável quando pensamos em pavimentação industrial, estacionamentos, armazéns, postos de abastecimento entre outros.

Ainda não está convencido? Então veja a seguir os principais benefícios desse tipo de produto!

Quais são as vantagens do uso do concreto armado para a sua obra industrial?

Como já citamos, o concreto armado é sinônimo de durabilidade e economia. Isso está associado ao fato do investimento diminuir drasticamente os gastos altíssimos com manutenção e de apresentar uma resistência invejável, especialmente no que se refere a produtos químicos e abrasivos.

Só esses fatores já dão ao seu estabelecimento um destaque de competitividade realmente impressionante, mas você pode conferir abaixo outras vantagens do uso desse tipo de produto: 

  • Qualidade superior e de alto padrão;
  • Segurança para quem vai circular no ambiente depois e para quem está na equipe de construção no momento da obra;
  • Rapidez no trabalho como consequência de fundações simplificadas que encerram a obra em tempo reduzido;
  • Aparência mais atrativa;
  • Baixo custo de manutenção.
  • Durabilidade 

Já imaginou o seu estabelecimento com concreto armado para obras industriais? Então clique e conheça mais sobre essa solução na qual a Tática Engenharia é especializada!